top of page
Foto do escritorMarília Gabriela da Silva

Ademar Bertoldo se despede da Rádio Comunitária Pérola da Serra após 16 anos

Atualizado: 12 de jan. de 2020

O presidente e fundador da Rádio Pérola da Serra está em tom de despedida



Produzido por Marília Gabriela da Silva

Texto produzido para o Jornal Folha Ribeirão Pires.


Foto: Ademar Bertoldo, presidente e fundador da Rádio Pérola da Serra


Ademar Bertoldo, 78 anos, presidente e fundador da rádio Comunitária Pérola da Serra, se despede após 16 anos de atuação.


História da Rádio:  Desde a década de 1960, Ademar Bertoldo cultivava o hábito de mandar notícias da Cidade para jornais e revistas da região do Grande ABC. Assim, surgiu o gosto pela comunicação. Em 1996, durante conversa com Gemecê de Menezes, fundador do jornal Folha Ribeirão Pires, surgiu a ideia de criar uma rádio. “Gemecê então, me orientou a entrar em contato com o Coquinho, que estava saindo da Rádio Verão, de Ribeirão Pires”, disse Ademar.    


Em março de 1997, nasceu a Rádio Comunitária Serrana, com o apoio de dezenas de voluntários, figuras públicas e do comércio da cidade. Mas, na época, as rádios comunitárias eram consideradas ilegais, o que culminou no fechamento da Rádio Serrana pela Polícia Federal.  


Ademar não desistiu de seu sonho de ter uma rádio, por isso buscou regularizar a documentação, assim, após cinco anos foi possível a inauguração da Rádio Pérola da Serra.  

Entre as pessoas que marcaram a história da rádio, Ademar destacou o Sr. Américo Del Corto, que criou programas de sucessos, como o Reminiscência. E hoje, a rádio conta com uma nova turma, que é responsável por comandar os programas Os Curiosos, Programa Novos Tempos e Território Livre. “A nossa audiência é feita pelo fiel ouvinte. A cultura de ouvir rádio é passada por gerações e continua até hoje. Além disso, foi possível impulsionar o nosso trabalho com a inserção da rádio nas redes sociais”, disse Ademar.  


O ouvinte e o morador da Estância têm papel fundamental na permanência da rádio. “Eu faço isso por gosto, por amor. A Rádio está aberta para todos, pois somos uma rádio comunitária. Por isso, eu gostaria que a turma valorizasse mais, pois a Rádio é um legado da cidade. Se a turma valorizasse e soubesse o peso que tem um microfone, saberia que há muito trabalho envolvido e muita luta”.


Ademar relevou à Folha que está em tom de despedida da Rádio Pérola da Serra. “A rádio foi ideia minha, há 16 anos atrás. Mas ela não é minha, é de todos. Por isso, eu espero que a pessoa que ficar no meu lugar siga com o trabalho. Foram 23 anos (desde a Rádio Verão) de luta, e estou cansado. Por isso pretendo me desligar da rádio”.


A rádio permanecerá em ativa ao longo dos próximos meses até que surja uma nova pessoa que possa seguir com o trabalho feito pela instituição. Ademar deixa evidente a sua satisfação com a trajetória da Rádio e pelo carinho dos ouvintes.


 “Agradeço a todos os ouvintes e voluntários que nos acompanharam ao longo destes anos. Agradeço a todos que fazem parte da nossa história e colaboram com nosso crescimento”, finaliza Ademar Bertoldo.  

Em tom de despedida, Ademar já deixa saudades.



 



Ficha técnica:

Jornalista Responsável: Edinaldo de Menezes

Chefe de Redação: Wagner Lima

Imagens e Reportagem: Marília Gabriela e Thainá Maria

Edição: Marília Gabriela e Thainá Maria.

Comments


bottom of page