top of page
Foto do escritorMarília Gabriela da Silva

Esclerose Múltipla: o desafio de não desistir

Atualizado: 6 de jan. de 2020




Produzido por Marília Gabriela da Silva


Foto: Vanessa Torres acompanhada de seu marido Cristiano Mattos


Vanessa Cristina Santana Botelho Torres, de 42 anos, moradora do bairro Jardim Valentina em Ribeirão Pires, é portadora de Esclerose Múltipla, doença degenerativa que foi diagnosticada em 2011. Atualmente é professora readaptada definitivamente pelo estado, atuante na escola estadual Cassiano Ricardo, em Rio Grande da Serra.


Os desafios da doença autoimune para a pessoa com Esclerose Múltipla são muitos, atualmente cerca de 35 mil brasileiros são diagnosticados com a doença, segundo o ABEM - Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. Dentre os sintomas provocados pela doença estão as dores fortes na coluna, nos braços, nas pernas e perda parcial de visão, o que afeta na locomoção do paciente, que traz a necessidade de um tratamento intensivo para estabilizar a doença.


A Esclerose múltipla não tem cura, por isso o paciente passa por acompanhamento médico por longos anos. Isto acontece com Vanessa Torres desde 2014. Por isso, o paciente com Esclerose Múltipla é identificado como deficiente físico, mesmo nos casos em que a doença não é visível.


Vanessa viu na Educação uma forma de fazer a diferença no mundo, pois mesmo com a doença, foi possível seguir o seu caminho e conquistar três graduações e quatro pós-graduações, em administração, supervisão escolar, TDAH e neurociências.


“Hoje o meu sonho é realizar uma pós-graduação em psicanálise, para poder realizar consultas e terapias a fim de ajudar as pessoas que necessitam de apoio psicológico, com o objetivo de dar um atendimento digno e de baixo custo”, comenta Vanessa.

Mesmo com todos os desafios que a doença trouxe, como limitações físicas, dificuldade de memória, fala e concentração, Vanessa Torres é uma mulher ativa. “Independentemente dos desafios, não se estregue e não desista, pois, a vida continuará. Viva intensamente por você, e saberá que a sua força e coragem fizeram a diferença na vida de outras pessoas. Cada escolha é uma renúncia, isso é vida, mas siga sendo altruísta! ”, finaliza Vanessa.

Comentários


bottom of page