Passeios com grupos escolares e conscientização sobre a educação ambiental são algumas das atividades realizadas pela organização
Produzido por Marília Gabriela da Silva
Texto produzido para o Jornal Folha Ribeirão Pires.
Projeto promove a inclusão de alunos e os leva a conhecer hortas urbanas
O projeto Criar para Amar (criarparaamar.com.br) faz parte de uma iniciativa sustentável que visa capacitar pedagogos e conectar a comunidade escolar com ações solidárias, visando a conscientização ambiental e ecológica.
Através do turismo escolar pela região do Grande ABC e capital paulista, o projeto tem o objetivo de apresentar aos alunos as hortas urbanas a fim de promover experiências divertidas através da prática da “Fazendinha Didática”.
A partir deste projeto, iniciado em 2017, foi criada a ONG “Instituto Criar para Amar “ (institutocriarparaamar.org), em 2021 pela empresária Adriana Coelho.
O objetivo é fortalecer a identidade desta iniciativa, realizando atividades junto às comunidades, trabalhando com crianças e famílias de baixa renda.
Os instrutores ambientais realizam atividades locais com crianças de 3 a 13 anos e adolescentes matriculados em escolas públicas e de periferia, garantindo o desenvolvimento sustentável através da conscientização sobre a redução do desperdício de alimentos, e a importância da agricultura orgânica para a geração de empregos e consolidação de cadeias de valor e distribuição local.
Práticas de vivência no campo também são instruídas aos jovens que buscam por capacitação e desejam ingressar no mercado de trabalho.
“Através do Instituto, inserimos o jovem de baixa renda no mercado de trabalho por meio dos nossos cursos em EAD ‘City Farm’ de capacitação de instrutores ambientais (cityfarm.world). Esta plataforma também foi criada para pedagogos e simpatizantes do projeto Criar para Amar - CPA, que desejam ser responsáveis por uma ou mais hortas urbanas na região”, explica Adriana.
Segundo a empresária, os cursos são ministrados de forma online em parceria com quem possui mais de 4 décadas de experiência nesta área, como: Social Farms & Garden do Reino Unido (SF&G); HAUP Universidade Federal de Viena (Áustria) - Repartição de pedagogia agrária; Associação Educaterra da Itália, entre outros.
Os cursos contam com certificado emitido dentro dos padrões da British Accreditation Council e ECVET (Sistema Europeu de Crédito para Educação e Formação Profissional), juntamente com a City Farm Criar para Amar, de Desenvolvimento Profissional Contínuo.
Para maiores informações sobre a programação, basta consultar o link: https://cityfarm.world/básico, ou realizar o contato pelo WhatsApp 11 98994-6618.
Imagem: Ação desenvolve experiência divertida através do contato com a natureza
Confira a matéria completa no portal Folha Ribeirão Pires:
Comments