Mesmo com o isolamento social, o importante é reforçar laços de afeto e criar maneiras de se fazer presente
Produzido por Marília Gabriela da Silva
Texto produzido para o Jornal Folha Ribeirão Pires.
Fotos colhidas com filhas, em homenagem às suas mães.
Uma data especial que não pode passar em branco. O Dia das Mães, comemorado neste domingo (10) ganha novos significados em tempo de Coronavírus.
Família reunida, almoço na mesa e conversa para todos os lados. Eram assim todas as comemorações do Dia das Mães na casa de milhões de brasileiros.
No entanto, neste ano será diferente. Com o Coronavírus, não terá abraços, beijos e nem toda família reunida em volta da mesa.
“As medidas de proteção e isolamento nos levaram a adaptação, mudanças e novos hábitos”, disse Denise Alves Tsuruda, professora de educação básica na EMEB Recanto Infantil Madre Maria De Jesus, em Rio Grande da Serra.
Desde que foi decretada a suspensão de eventos públicos e privados na região, seguindo o decreto estadual de isolamento social e proibição de aglomeração, as atividades sociais começaram a ser acompanhadas de formas diferentes, pois passaram a ser transmitidas através da internet. As redes sociais ganharam relevância no cenário da pandemia.
Centenas de moradores da microrregião, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, irão comemorar a data, junto aos seus familiares, por meio do celular. Celebrações pelos canais digitais, além de orações e mensagens de afeto serão recorrentes e terão grande impacto nas relações inter-pessoais.
Cuidar dos idosos, que estão no grupo de risco frente a pandemia, é de extrema importância neste momento. Evitar a expansão do Coronavírus é uma batalha de todos e também do poder público.
Se fazer presente, mesmo de longe, tornou-se possível com uso das novas tecnologias.
Comments