top of page
Foto do escritorMarília Gabriela da Silva

Ribeirão Pires F.C celebra 109 anos e comemora reabertura ao público

Tradicional centro esportivo da Estância retoma atividades após três meses fechado


Produzido por Marília Gabriela da Silva

Texto produzido para o Jornal Folha Ribeirão Pires.


Espaço foi liberado pela Prefeitura por meio de decreto


O Ribeirão Pires Futebol Clube, tradicional centro esportivo e cultural da Estância comemorou na última quarta-feira (8) 109 anos de fundação.


Reconhecido por sua vasta tradição em campeonatos de futebol, e no incentivo a prática de outras modalidades, como voleibol, ginástica rítmica e judô, tornou-se espaço de descoberta e formação de jovens talentos. Além de promover momentos cativos na memória dos associados e torcedores.


Desde 8 de julho de 1911, o Clube sedia cerimônias, confraternizações e investe no incentivo à cultura, com a criação de eventos para a população como matinês de carnaval, bailes de gala, festivais de humor e ações beneficentes. Projetos que contribuem para a história do clube mais antigo, em atividade, do Grande ABC.


Neste ano, a confraternização será comemorada em outro momento por causa da Covid-19.

"Nosso aniversário vai ser diferente. Os 109 anos de história não terá a tradicional festa, pois, mesmo sendo dia de comemoração, é preciso proteger a vida. Não estaremos juntos, comemorando no clube, mas precisamos, mais do que nunca, do calor e do amor dos nossos associados. Nós conseguimos superar enormes dificuldades nos últimos anos a fim de resgatar o orgulho alvinegro, e conseguimos! Agora é hora de enfrentar mais uma guerra! Vamos fazer o Ribeirão Pires Futebol Clube sair ainda mais forte dessa”, disse o presidente, Edvaldo dos Santos.


Retomada consciente

Na última segunda-feira (6), a Prefeitura de Ribeirão Pires publicou o Decreto Municipal 7.022 que determina a reabertura gradual dos clubes sociais do município. A autorização aconteceu após o avanço da cidade na Fase Amarela do Plano São Paulo.

Os visitantes e associados poderão usufruir do espaço de segunda a domingo, das 8h às 17h. Porém, somente será permitida a utilização das áreas abertas ou amplamente arejadas e a prática de atividades individuais como caminhada, corrida, tênis e similares, desde que observado o distanciamento mínimo obrigatório.

Ou seja, fica proibida a prática de qualquer atividade coletiva esportiva, ou recreativa e o uso das áreas como piscinas, quadras poliesportivas, churrasqueiras, academias, parquinhos, salão de festas, entre outros.

A prática de atividade física é fundamental para a saúde do corpo e da mente, por isso, ações de prevenção à saúde serão tomadas.




Regras

Na entrada haverá medição de temperatura. O uso de máscaras de proteção é obrigatório. Totens com álcool gel para higienização das mãos já estão montados no espaço, para garantir a proteção dos usuários e funcionários.

A ampliação das atividades do clube se dará mediante nova avaliação dos critérios e condições epidemiológicas da cidade de Ribeirão Pires e expedição de novo decreto pela Prefeitura.

Mais informações: 4828.1040.


RPFC: fragmentos de uma história que valoriza o passado e o presente


Sede social foi inaugurada em 1978 pelo então presidente Roberto Redivo


A origem do RPFC está atrelada a oito jovens, que em 8 de de julho de 1911 tinham o desejo de jogar futebol. Estes, tiveram a idéia de fundar um clube social e desportivo no então distrito de Ribeirão Pires. Assim, a sede social do clube, a qual conhecemos hoje, foi fundada em 21 de janeiro de 1978 pelo então presidente do RPFC, Roberto Redivo. A inauguração foi realizada com o jantar baile denominado ''Noite Tropical''.



As primeiras sedes foram provisórias, em imóveis cedidos por integrantes da diretoria. Em 1947 foi comprado de João Ugliengo uma área de 30 mil m² para a construção da praça de esportes, atual área do RPFC. Atualmente, o local conta com 44 mil m², tendo aperfeiçoado a área de lazer e esporte.


Em 1960, a equipe do RPFC tornou-se campeão invicto da cidade. O feito foi repetido em 1966, tornando-se um dos clubes mais bem-sucedidos da região. Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados no futebol. Centenas de campeonatos foram promovidos no local, dentre eles, a Copa de Futsal - F10 e Pé na Bola. Além de premiações no futebol feminino e no Jiu-jitsu.


Em novembro de 2019, o clube promoveu o 39º Torneio Pé na Bola, e consagrou a equipe Via Brasil na categoria principal. É evidente que influência do clube alvinegro na história da cidade aparece até os dias de hoje. Sendo um marco pelo seu centenário e pelo seu 109º aniversário.

Comments


bottom of page